Base de dados:
OHS-PrimRHS
Pesquisar:
RECURSOS EM SAUDE []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 2   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 2
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:380 - (653)
Autor:Macedo, Carlyle Guerra de.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Política de recursos humanos en salud^ies / Policies on human resources in health
Fonte:Educ. méd. salud;20(4):415-423, 1986. .
Resumo:Neste artigo, a mão de obra de saúde termo é aplicado para os membros da sociedade que adquiriram formação específica e assumiram responsabilidades no trabalho em saúde. Os diferentes aspectos do desenvolvimento de recursos humanos são vistos estritamente do ponto de vista da política. Eles incluem o papel regulador do governo e da influência de fatores superestruturais em decisões sobre a saúde. Há uma discussão detalhada das relações de poder entre grupos de tomada de decisões e da organização dos serviços de saúde, e também do papel do conhecimento como um fator de potência. A implementação de propostas sobre mão de obra depende da operação de um processo sócio-político em que os técnicos que têm a capacidade científica e sensibilidade política devem participar para trazer mudanças que beneficiam a maioria^ipt.
Descritores:dePolítica de Saúde
Recursos Humanos em Saúde
Serviços de Saúde
Recursos em Saúde/uill
Legislação Sanitária
América Latina
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/EMS/916.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 004

  2 / 2
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:198 - (377)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Durán, Hernán; Ahumada, Jorge; Arreaza Guzmán, Alfredto; Pizzi, Mario; Sarué, Eduardo; Testa, Mario
Título:Problemas conceptuales y metodológicos de la programación de la salud^ies ..-
Fonte:Washington; OPS/OMS; 1965. . (OPS. Publicación Científica, 111).
 (OPS. Publicación Científica, 111).
Resumo:Informe sobre problemas conceituais e metodológicos que envolvem a programação em saúde que sirva como guia tanto ao planejamento para a educação médica quanto à aplicação prática pelos gestores e técnicos da saúde em suas múltiplas dimensões. Reflete o diálogo entre economistas e especialistas em diversas áreas da saúde, buscando um enfoque para satisfazer as exigências do desenvolvimento integral do indivíduo e as exigências do setor da saúde. Discute a incorporação dos aportes que as ciências Sociais e a matemática podem trazer à formulação de políticas de saúde. Aborda os princípios básicos da programação em saúde pública, cujo processo implica em diagnóstico, programação propriamente dita, discussão e decisão, execução, controle e revisão; reflete sobre a determinação do campo das alternativas factíveis nas áreas locais programáticas, aborda a formulação dos planos nacional e regional, estabelecendo funções e responsabilidades das autoridades e dos programadores na área da saúde pública^ipt.
Descritores:PLANEJAMENTO EM SAÚDE
POLÍTICA DE SAÚDE
RECURSOS EM SAÚDE
 PROGRAMAS E PROJETOS DE SAÚDE
 AMÉRICA LATINA
Meio Eletrônico:http://www.paho.org/spanish/dbi/cendesops111.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C-03 - 043



página 1 de 1

Esta interface de busca dá acesso a uma base de dados reunindo as referências completas das fontes primárias utilizada no processo de pesquisa. Em vários casos é possível o acesso ao texto completo do documento. Em sua maior parte, além dos campos clássicos de descrição documental, as referências contém também Notas Críticas que agregam informações sobre o potencial informativo da fonte e o contexto histórico da sua produção.

Base de dados  OHS-PrimRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3